QUE HORAS SÃO?
Existe em Angola uma brincadeira que
pelo visto a elite angolana está levando para a realidade:
"Que horas são? Horas para comprar seu relógio".
Era essa a brincadeira que rondava
na infância.
Pelo visto alguém comprou a ideia ou
melhor o relógio. Cansou-se de apenas ouvir e decidiu materializar tal
brincadeira.
Um dos riquinhos angolanos, "filhinho do papai" acabou de protagonizar mais um episódio do eterno "serial
killer"angolano. Decidiu ir as compras e desembolsar nada mais nada menos
que 500 mil Euros. Com tal façanha se
tornou capa de jornais e assuntos midiáticos nas varias redes sociais. A indignação,
vergonha e raiva era comum a todos.
E dai? Deves ter perguntado. O que
isso tem de errado?
Bem, se fosse algum famoso, jogador,
ator ou atriz, etc ...talvez não seria motivo de tanto desdém, não teria
tamanha repercussão. Contudo a explicação é simples.
Trata-se de Danilo Dos Santos, de 25
anos, um dos filhos do presidente angolano, que assim como tantos "filhinhos
de papais angolanos" decidiu tornar em realidade a brincadeira do "esbanjamento".
Razão da compra? Alega-se ter sido
em um leilão para ajudar uma instituição que luta contra o HIV/AIDs nos EUA. Se
o motivo a principio parece ser nobre, merecendo todo elogio do mundo, o tiro
acabou indo pela culatra. Já que, atitudes como esta é que fazem Angola não
sair do ranking dos países com pior índice de mortalidade, pobreza, educação
etc. E o povo agora crescido está cansado da brincadeira de milhões.
Danilo apenas se constitui no cúmulo
do absurdo para os angolanos, em uma semana que ficou evidente que dos
políticos angolanos nada se pode esperar, uma vez que enquanto o povo sofre com
a alta inflação da economia, com as dificuldades de obtenção de divisas, com a falta
de emprego aos jovens, falta de saneamento básico etc. O parlamento que a
principio debateriam como resolver a instabilidade económica que se instaurou
no país, talvez aproveitando da saída emergencial a princípio sem nenhuma explicação ao
povo, do chefe do Estado angolano, estão mais preocupados em sair as comprar, e
mudar o guarda-roupa ou melhor, a "garagem" a fim de poderem comprar
carros dos mais luxuosos em um país que a desigualdade social cada vez mais só
tende aumentar: os ricos que são a minoria cada vez mais ricos e os pobres que são a
maioria cada vez mais pobres. Caso para dizer que "Quando o gato está
longe, os ratos fazem a festa." E assim caminha "o país do pai
banana" palavra de consolo diante de situações do género.
Que horas são?
Está na hora do povo acordar e
lembrar o que nossa carta magna “constituição"diz: "todo o poder
emana do povo". E desta feita precisam exercer efetivamente tal poder.
Está na hora de dizer basta! Dos anos
de opressão, desumanização, e do viver na obscuridade.
Está na hora de dizer fora a todos
ladroes, corruptos, assassinos, tiranos.
Está na hora de lutar por uma angola
melhor, pautada no amor, fraternidade, solidariedade, compaixão, alteridade,
etc...Talvez a nossa "Angola do amanhã" sonhada por teta Lando.
Está na hora de olharmos menos para
o nosso umbigo e mais para o nosso próximo. Pois só assim acabaremos com o
nepotismo e com o medo de sermos emudecidos.
Está na hora de distribuirmos mais
gestos de generosidade e menos gestos de arrogâncias, orgulhos, avarezas etc.
Em suma está na hora de recuperarmos
o que é nosso por direito: nossa humanidade, dignidade, respeito. Está na hora
de resgatarmos nosso país das mãos dos corruptores antes que terminem de vender a quem dá
mais.
Esta na hora de mudança, contudo qualquer
mudança em Angola terá de partir de nós mesmos angolanos, filhos da nossa
pátria amada e unida isto é de Cabinda ao Cunene um só povo e uma só nação:
“O que o ditador
tem a mais é que vocês são os meios que vocês lhe fornecem para vos destruírem
[...]. Como poderia ter tantas mãos para feri-los, se não fosse as suas? [...]
teria ele algum poder sobre vocês, se não fosse por meio de vocês mesmos?
[...]. Que mal poderia ele lhes fazer, se vocês não acobertassem o ladrão que
os rouba, se não fossem cúmplices do assassino que os mata e se não fossem
traidores de si mesmos?”[...] “Vocês podem livrar-se [da ditadura]. [...].
Mesmo sem tentar fazê-lo, apenas mostrando este desejo. Decidam-se a não mais
serem subservientes e serão livres. Não quero que o ataquem, nem que o façam
desequilibrar-se: deixem de apoia-lo e vão velo como uma gigantesca estátua
que, quando retirado seu pedestal, sucumbe com o próprio peso, fazendo-se em
pedaços.” - Etienne de La Boetie, Filósofo Francês, In: Discurso da Servidão
Voluntária. (2006)
A mudança passa por ver a realidade, tirar as vendas dos olhos, após disso estar-se-á preparados para julgar. isto é, saber o que de bom se deve conservar e o que de mau se deve erradicar e por fim agir. uma vez que qualquer julgamento de valor sem ação é mera falácia. Os praticantes da corrupção (desvio de prioridades) precisam entender que "...nada
há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser
conhecido" Lc 12:2. Isto implica em uma construção de um novo ser humano.
Mulheres e homens angolano (a)s verdadeiramente livres de qualquer artimanha de
"poderosos chefões". Uma reeducação mental e intelectual que
afrontaria os "demónios" dos poderosos e devolveria liberdade aos
angolanos.
Tal liberdade só
se efetiva com o conhecimento: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos
libertará.” Jo 8:32. Tal liberdade se configura em uma via de mãos duplas. No
qual não só o oprimido será livre, mais também o opressor. conforme afirma
Paulo Freire:
A violência dos opressores que os faz também
desumanizados, não instaura uma outra vocação – a do ser menos. Como distorção
do ser humano, o ser menos leva os oprimidos, cedo ou tarde a lutar contra quem
os fez menos. E esta luta somente tem
sentido quando o oprimido, ao buscar recuperar sua humanidade, que é uma forma
de cria-la, não se sentem idealistamente opressores, nem se tornam, de fato,
opressores dos opressores, mas restauradores da humanidade em ambos. E aí está
a grande tarefa humana e histórica dos oprimidos - Libertar-se a si e aos
opressores. (1987, p.20)
Assim, a liberdade do oprimido, implicará também na Liberdade do opressor. Pois, "Estes
que oprimem, exploram e violentam, em razão do seu poder, não podem ter, este
poder, a força de liberdade dos oprimidos nem de si mesmo. Só o poder que nasça
da debilidade dos oprimidos será suficientemente forte para libertar
ambos" (Freire p.20). Assim fiquemos atentos nestas eleições pois pode ser
um estopim para mudanças e eles sabem disto e virão com barganhas, uma vez
inertes na sua ação, os opressores procurarão dar falsa esperança aos oprimidos
a fim de amenizar seus intentos pela liberdade. Ao que Paulo Freire denomina
como "Generosidade falsa", que consiste na permanência da ordem
social injusta, pois é ela que "nutre a morte do desalento e da
miséria" p.20. Desta feita a verdadeira generosidade consiste em:
Lutar para que desapareçam as razoes que alimentam o
falso amor. A falsa caridade, da qual decorre a mão estendida do "demitido
da vida" medroso e inseguro, esmagado e vencido. Mão estendida e tremula
dos esfarrapados do mundo, dos "condenados da terra". A grande
generosidade está em lutar para que, cada vez mais, estas mãos, sejam de homens
ou de povos, se estendam menos, em gestos de suplicas. Suplicas de humildade a
poderosos. E se vão fazendo, cada vez mais, mãos humanas, que trabalhem e
transformem o mundo. Este ensinamento e este aprendizado tem de partir, porém,
"dos condenados da terra", dos oprimidos, dos esfarrapados do mundo e
dos que com ele realmente se solidarizem. Lutando pela restauração de sua
humanidade estarão, sejam homens ou povos, tentando a restauração da
generosidade. (FREIRE,1987, p.20)
Tal
mudança envolverá a participação de todos, quer dos cidadãos residentes em Angola
inconformados com tal situação quer dos residentes na diáspora interessados com
a construção de um lugar melhor para se viver. Nossos irmãos angolanos, nossos
filhos e os filhos dos nossos filhos merecem um espaço aonde a vida se torne possível
e onde realmente flua abundantemente. "Eu tenho um sonho" onde os
meus filhos e os filhos dos meus filhos não necessitarão exilar-se no exterior
fugindo de nossa pátria amada para o exterior procurando melhor condição de
vida (saúde, educação, qualidade de vida etc). Neste meu sonho eles dizem o que pensam sem medo de irem para o caixão ou para prisão. Neste meu sonho eles competem de igual para igual as oportunidades de trabalho sem o receio do "padrinho na cozinha" ou a falta do QI (quem indica). Nesse meu sonho a famosa "gasosa" (corrupção) será efetivamente crime, quer para "reis ou plebeus". Enfim, quando chegar esse dia, não verei mais nossa pátria amada (Angola) derramando lagrimas pelos seus filhos que morrem a torto e a direita por motivos banais. Não ouvirei mais os gritos das mães dizendo: "não é justo que os pais enterrem seus filhos"; não verei mais os aglomerados em hospitais, e consequentemente em cemitérios. E então quando enfim chegar esse dia, dançarei de
alegria, como bom africano que sou, saltarei de emoção, e direi: Valeu a pena
ter trilhado o caminho do amor, da verdade, do bem, da liberdade. Pois Combati o bom combate,
acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está
guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; não apenas a mim mas também a todos os
que amarem a Deus e a sua vinda (2 Timóteo 4:7,8).
Que horas são? falta escassos segundos para uma mudança efetiva no quadro político angolano e o consequente sumiço de ações arbitrárias de nossos entes públicos!
Que horas são? falta escassos segundos para uma mudança efetiva no quadro político angolano e o consequente sumiço de ações arbitrárias de nossos entes públicos!
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