A LUTA CONTINUA E A VITÓRIA É CERTA



 A cada momento histórico e a cada ambiente cultural e social o Teólogo é chamado a trazer a questão do sentido total e dinâmico da situação especifica em que lhe cabe viver.  "Cada época, cada civilização e cada geração define um objetivo que, a seus olhos, constitui a sua própria contribuição para a história dos homens" (Severino E. Ngoenha p.5, 2014) desta feita cabe a cada um perguntar-se que contributo almeja deixar para a história do lugar concreto em que vive.

Hoje 4 de Fevereiro de 2017 os angolanos celebram aquele 4 de fevereiro de 1961 tido como o inicio da luta armada de Libertação Nacional. E tudo se torna possível pois, havia um grupo de pessoas cansadas de serem a escoria da humanidade. E na madrugada do mesmo dia, homens e mulheres decidiram carregar a todo custo o peso da liberdade, desde então continuamos lutando carregando a utopia de um futuro melhor.
A luta continua e a vitória é certa! É um lema bastante familiar a qualquer cidadão (ã) angolano (ã). Porém algumas perguntas se tornam gritantes: Qual Luta? E qual Vitória?
Será a luta das intolerâncias, advindas de palavras venenosas trazendo divisões, disseções e intrigas. Memorias passadas que nada contribuem para o presente nem para o futuro?
Será a luta pelas riquezas, por meio do qual os ricos se tornam mais ricos e os pobres mais pobres, tirando dos seres humanos o que de mais precioso têm: Sua humanidade?
Será a luta pelo poder, em que se faz tudo a disposição para alimenta-lo nem que para isso se venda a alma ao diabo?
Se assim for, então poderemos dizer tanto quanto afirma o sábio em Eclesiastes 1:2: "Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade". É correr atrás do vento pois é tudo passageiro. "Portanto, de que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou ainda, o que uma pessoa poderia dar em troca de sua alma?" (Marcos 8:36-37). Assim, a verdadeira felicidade consiste em viver a justiça. Apenas desta forma o ser humano terá a consciência tranquila, e não se sentirá reprovada nem por si mesma, nem pelos outros (Ecl 13). Uma vez que "O Senhor deu aos seres humanos inteligência e consciência; e ninguém pode se esconder de si mesmo".(Pv. 27) Do mesmo modo Ele deu também "olhos para ver, ouvidos para ouvir boca para denunciar qualquer aparência do mal mediante o uso do Juízo" (Pv.12) fazendo com que um governo não continue no poder durante muito tempo governando se não for de forma humana, justa e honesta. "Um governo continuará no poder enquanto for humano, justo e honesto". (Pv. 20:28).
Desta forma concluísse que temos sim uma "Luta" como profetas de Deus, é denunciar o mal e anunciar o bem, é  levar boas novas aos pobres, cuidar os que estão com o coração quebrantados, anunciar liberdade aos cativos, e libertação ao prisioneiros, proclamar  que é chegado o ano da graça do Senhor, e de sua vingança contra os maus, consolar todos que andam tristes, e dar a todos que choram, uma bela coroa em vez de cinzas (valoriza-los), levar  alegria em vez de mas prantos e por fim é de reconstruir as velhas ruínas e restaurar os antigos escombros causados pelo mal; renovar as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração, e dizer com toda ousadia: Os maus não abitaram para sempre a terra  (Isaias 61: 1- 4 ; Salmos 37). Uma vez procedendo deste Jeito, poderemos dizer com toda a convicção de que a Vitoria é certa!
Tão somente "retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" (Hebreus 10:23,24).

( Emiliano Jamba )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL DO TEÓLOGO NA SOCIEDADE

DESAFIO LANÇADO AOS TEÓLOGOS AFRICANOS