GENTE HUMILDE


"Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim, Todo o meu peito se apertar
Porque parece que acontece de repente
Como um desejo de eu viver sem me notar
Igual a como, quando eu passo num subúrbio
Eu muito bem, vindo de trem de algum lugar
E aí me dá uma inveja dessa gente
Que vai em frente sem nem ter com quem contar
São casas simples com cadeiras na calçada
E na fachada, escrito em cima que é um lar
Pela varanda, flores tristes e baldias
Como a alegria que não tem onde encostar
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu que não creio peço a Deus por minha gente
É gente humilde que vontade de chorar" 
[Gente humilde, canção de chico Buarque e Vinícius de Moraes].
É tendo em vista essa canção que me lanço no pensar a respeito da minha gente no meu tempo presente. Todo ser humano seja ele cristão ou não, é um ser social. E se somos seres sociais logo somos também seres políticos. Pois vivemos em uma sociedade, que permanece firme por meio da organização dos seus cidadãos.
Assim, é comum em época como esta que vivemos em Angola, de Eleições ouvir a expressão: "exerça a tua cidadania", contudo cidadania, não implica apenas no exercício ou arrecadação do voto, mas também engloba um conjunto de valores oriundos da vivencia em sociedade. É um processo de conjecturas ocorridos antes durante e pós eleições. Em outras palavras, ser cidadão não só nos dá o direito de votar e ser votado, mas também o de participar ativamente na polis. Desta feita cidadania corresponde também ao direito de cobrança dos governadores, à auto-monitoramento dos cidadãos para melhor organização da polis. Isto é denunciando toda pratica corruptiva. Lembrando que este conceito "corrupção” também tem um amplo significado, contudo retenhamos apenas que dentre os vários significados, um deles pode significar na "inversão de prioridades" como por exemplo: debater o orçamento dos valores e as marcas dos carros que cada deputado irá receber ao invés de pensar sobre como sair do estado degradante vivenciado pela população na polis.            
Tal conceito de "cidadania" tem sua origem na Grécia antiga, para designar os direitos e deveres do cidadão. Assim, cidadão é o individuo que vive na cidade e ali desenvolve suas atividades participando ativamente na vida e decisões politicas.
Com um bom dicionário podemos observar que a palavra Política vem do Grego: πολιτικός / politikos, significa "de, para, ou relacionado a grupos que integram a Pólis", ela é desta forma a arte ou ciência de organizar, dirigir, administrar etc. a cidade. Seja internamente ou externamente. Assim, falar de politica é falar de assuntos que dizem respeito a um grupo que integram uma sociedade. É tratar de assuntos do cidadão que dizem respeito a organização dos mesmos (De cidadãos para cidadãos). Logo, não é algo de prorrogativa de uma minoria (lideres políticos). Tal pensamento amplo erradica o célebre ditado popular angolano “ché menino não fale politica", pois politica é mais do que o mero falar. É uma atitude, uma ação, um posicionamento face, aos assuntos de todos integrante da polis.
Ainda outro significado do termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que remetia à todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por analogia, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições que dizem respeito à vida em sociedade urbana.
Voltando ao nosso ponto de partida, a canção a cima mencionada, tem sido também o dilema de muitos nos dias atuais. Perdendo-nos nos conceitos e com isso deixando-nos atônitos e inertes face a dura realidade observada e as barganhas de muitos aproveitadores da maioria. O sentimento que resta é o da descrença e do choro.
Um outro conceito que vale a pena aqui salientar é o termo crer. Que remete ao Cristão. Palavra essa proveniente do cristianismo que é o derivado do grego Xριστός, "Christós", que significa messias, ungido, redentor ou ainda libertador do heb. משיח "Mashiach"
Assim ser denominado de Cristão é ser também chamados não só de seguidores de Cristo como também de pequeno cristo, ungidos, libertadores, messianistas (at 11:26).
É alguém encarregado por Deus com uma missão salvífica divina para um povo em opressão. Nas palavras de Oscar Cullman, o termo "Messias", diz respeito à alguém que "é instrumento do plano divino de salvação" (p.152, 2001). É dentro nestes moldes que inclusive o Rei Ciro, mesmo sendo um Rei pagão será chamado de "Messias" ungido (Is 45:1).  
É tendo em conta esta premissa que cristianismo, cidadania/cidadão, e politica se relacionam, pois todas elas iram desembocar em uma ação, fruto de um olhar "critico" da realidade afim de reparar/restaurar a harmonia, outrora existente e sessar o aperto no coração proveniente da crueldade humana.

A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. Cidadania pressupõe, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade tal como o próprio cristianismo e a própria política.
Tomar à sério a política, nos seus diversos niveis – local, regional, nacional e mundial -, é afirmar o dever do homem, de todos os homens de reconhecerem a realidade concreta e o valor da liberdade de escolha que lhes é proporsionada, para procurarem realizar juntos o bem da cidade, da nação e da humanidade (Veiga, 2012, p.320,321).  
É bem verdade que o protestantismo se caracteriza pela ênfase da autoridade da Escritura, pela salvação somente pela fé, e do sacerdócio de todos os crentes. Para tal ele se utiliza "muito da experiência religiosa pessoal, do novo nascimento através de Jesus Cristo, do comprometimento com Ele, e da fé no que Deus fizera por meio Dele na encarnação, na cruz, e na ressurreição"(Latourette, 2006, p.1380). Todavia, lançar um olhar no espaço público sobre o cristianismo não se configura em um pensar novo, uma vez que faz parte do cerne do cristianismo, e com o protestantismo que chegou à Angola, não foi diferente. Conforme afirma Nichols, eles “tinham sido bastante influenciados pelo movimento liberal e pela interpretação social do cristianismo (NICHOLS,1985, p.250), mantendo em seus seios pessoas cultas, com liberdade de pensamento e forte dedicação a nobres atividades sociais. "A enfâse dos reavivamentos estava na transformação do indivíduo por intermédio da fé em Cristo e Seu sacrifício na cruz, pela dedicação completa a Deus, e na obra do Espírito Santo". (Latourette, 2006, p.1396).
pensando na minha gente humilde a bíblia nos diz bem aventurados os humildes de coração pois herdarão a terra (Mt 5)Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mateus 5:9)
                                                                                                                      por   EMILIANO JAMBA

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