E que se faça história!


Enquanto houver seres humanos haverá história, ainda mas nôs que pouco ou nada aprendemos com ela.
Neste mundo interconectado no qual o que é, já foi um dia, acordamos com a realidade que a maioria não queria enxergar. A dura certeza de que o mundo viraria de ares.
Os republicanos ganhariam os democratas, e assim Trapo, perdão, Trump, se tornaria em mister president of USA.
Obama, horas antes, pedia que os americanos fizessem história após ele próprio ter sido o ápice da história na poltrona da casa branca. Isto é o 1 negro a sentar-se numa. E rezemos para que não seja o primeiro e último.
E conforme seu pronunciamentos assim se cumpriu. Os americanos fizeram história novamente.
Ganhou aquele que para alguns é a personificação do capeta, a personificação da arrogância, da ganância, da intransigência, da soberba, do capitalismo, do liberalismo, do autoritarismo, do machismo, e outros ismos mais.
A única coisa que me veio a memória é a fala de um professor querido meu, dizendo " a política é um jogo, e quem melhor jogar se assenta na cadeira do poder"
Sendo assim o que de hilário aconteceu para que Trump cortasse a meta neste jogo da Política?
Sem ser um especialista político muito menos detentor da verdade, apenas partilho a opinião de que ganhou aquele que soube ler o tempo em que nos encontramos.
Estamos cansados de ser enganados, vendados e vendidos sem darmos por nós, estamos  cansados de ter políticos que mais se representam do que representam aqueles que o legitimaram, estamos cansados blá blá blás das afrontas de vidas particulares dos candidatos, sem debates de programas, estamos cansados de discursos direcionados ao povo que se desmorona logo na primeira fala após empoçamento. De uma forma global, a política não anda bem, pois Nôs eleitores desacreditamos nela e em nossos políticos.
Tudo que queremos é que este jogo seja mais  transparente e honesto e menos vendas e blá blá blás.
Assim sendo, não se trata de ser honesto o que venceu, ou desonesta a que perdeu, todavia observa-se que venceu, aquele que melhor representou a honestidade.
Diante de escândalos que a cada dia surgia nas redes sociais, TVs, rádios, jornais etc.o mundo se perguntava como Tramp estava na fase final concorrendo para a presidência?
O candidato pouco ou nada fazia para defender-se de suas acusações e quando tentava mas polêmica causava do que abafava. Comentaristas já decretaram sua derrota, republicanos já cogitaram a  ideia de o deixar a deriva.
Contudo ao final a triste ou a maravilhosa noticia dependendo de que lado te encontrares, é de que, Trump é o novo presidente dos Estados Unidos Da América. Que isso sirva de exemplo para todos políticos, pois se não aprendermos com história, correremos sempre para o nada. E que Deus abençoe o mundo!

(Emiliano Jamba)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL DO TEÓLOGO NA SOCIEDADE

A LUTA CONTINUA E A VITÓRIA É CERTA

DESAFIO LANÇADO AOS TEÓLOGOS AFRICANOS