O TEMPO


Uma palavrinha para todos aqueles que assim como eu relembram neste dia, um ou vários ente-queridos que algum dia tivemos a oportunidade de te-los ao nosso lado:
Todos eles de forma ímpar marcaram nossas vidas. Nos ensinando e dando exemplos de como viver da melhor maneira a vida( tenham eles vivido bem ou não).
Nesta maratona da vida, alguns se vão muito cedo, outros nem por isso, porém todos eles deixam saudades, lembranças, aliás, cedo ou tarde, isto não importa para nós humanos que jamais aprendemos ou aprenderemos dizer adeus!
A bíblia nos ensina a chorar por nossos irmãos, país, amigos, etc. Com esperança. Esperança de que algum dia nos veremos, pois foi para isso que Cristo veio. Para que tenhamos um futuro e uma esperança.
Ainda ela (a bíblia) diz: Melhor é ir na casa onde há luto do que na casa onde há festas(Ec 7:2), todavia isso não se constitui um incentivo a acostumar-se com a "cultura da morte" que tanto tem nos assolado. Nem devemos acostumar-nos com o que tem impedido o povo de Deus de usufruir a vida plena.
Segundo os dados divulgados pela OMS, no seu relatório anual sobre o monitoramento da saúde no mundo. “Angola, país africano de língua portuguesa, registou a maior taxa de mortalidade infantil e a segunda menor de esperança de vida em 2015. No país, a cada mil nascidos vivos, morrem 156,9 crianças até os cinco anos (http://www.opopular.com.br/editorias/cidade/expectativa-de-vida-aumentou-5-anos-entre-2000-e-2015-diz-relat%C3%B3rio-da-oms-1.1089113).
Acrescentando a este dado o da Human Rights Watch em que diz: “liberdade de expressão em Angola é ainda é uma miragem”(http://www.redeangola.info/ong-diz-que-liberdade-de-expressao-em-angola-e-ainda-uma-miragem/).
A caminhada não é fácil aliás jamais foi, pois Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio (Ec 7:7). Nesta escola da vida, sabemos que Há um tempo determinado para todas as coisas debaixo da terra,  já dizia o sábio:
Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:  Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,  tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,  tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,  tempo de espalhar pedras e tempo de ajunta-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,  tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora,  tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,  tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.(Ec 3:1-8 NVI).
Talvez seja esse o tempo de preservar cada vida que nasce, e de morrer o mal que há em nós, tempo de plantar o amor e de colher o que se plantou, tempo de matar o velho homem com seus desejos egocêntricos e tempo de curar as vidas que se encontram comprometidas, tempo de derrubar os muros da corrupção e tempo de construir transparência, honestidade, bondade, etc tempo de chorar pela dor do nosso próximo e tempo de se alegrar com suas alegrias, tempo de espalhar os valores do reino, pedra por pedra, e tempo de ajuntar o povo de Deus espalhado na face da terra.
Já pranteamos, e muito, agora é tempo de dançar, já nos contivemos demais, agora é tempo de abraçar, demonstrar nossa espontaneidade como bem sabemos, já tentamos todos nós em algum momento desistir da vida, porém agora é tempo de procura-la, valoriza-la , ama-la e respeita-la, já nos calamos por tanto tempo agora é tempo de falar (ter vós profética, ser vós dos sem vozes),
Este é o tempo de costurar os laços que possibilitam viver em harmonia e rasgar os véus que nos impossibilitam de enxergar o outro, este é o tempo de guardar o que de melhor alcançamos a custa de muito sangue derramado (independência e posteriormente a paz), este é o tempo de jogar fora todo discurso tendencioso a prática da violência, ao ódio, este é o tempo de propagar o amor, abraçar os nossos, que em vida se encontram, dar flores e dizer o quanto os amamos, guardar na memória as senas do filme inesquecível sem título dos que já nos anteciparam. Em suma é tempo de lutar pela pela vida a fim de que possamos viver em paz!

Utópico ou não, contudo, seguirei confiando e esperando com paciência no Senhor pois Ele  fazer-nos-à prosperar e não nos causará danos, Ele concedeu-nos esperança e um futuro, por meio de Cristo e por meio Dele “O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo.” (Salmos, 29:11)“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,” (2 Coríntios 4:16). Cada vês mas vozes proféticas de Deus tem se levantando, pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2 Timóteo 1:7) e é por meio deste amor que “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6) tão somente “Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” (Salmos, 31:24) pois os maus não prosperarão para sempre!

(Emiliano Jamba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL DO TEÓLOGO NA SOCIEDADE

A LUTA CONTINUA E A VITÓRIA É CERTA

DESAFIO LANÇADO AOS TEÓLOGOS AFRICANOS