SOBRE A TEOLOGIA AFRICANA: UMA BREVE EXPLICAÇÃO!

A Cinquenta anos atrás, foi publicado um livro que marca o início de uma reflexão teológica fecunda, no continente Africano.
Pode um fenômeno tão complexo como é a formação de uma teologia ter uma data de nascimento e, portanto, comemorar aniversários? A resposta espontânea seria Não! uma teologia nasce e vai tomando forma quase impercetível, através de pequenas contribuições que adentram em novos campos. Mas colocar uma data de nascimento, mesmo sendo arbitrária, ajuda a perceber que a teologia existe ou (a ter noção da sua existência).

A data em que normalmente convergem, pelo menos em círculos católicos, é 1956, ano da publicação do livro em noirs s'interrogent Paris Des Prêtres (E os padres negros se perguntam). O que esses sacerdotes (quase todos eles aprofundando seus estudos teológicos em Roma) perguntavam, era sobre a possibilidade de expressar a fé cristã em categorias filosóficas e linguagem culturais negro africanas e não na linguagem da teologia ocidental recebida dos missionários.

Hace cincuenta años se publicó un libro que marca el inicio de una fecunda reflexión teológica en el continente africano. 
Puede un fenómeno tan complejo como es la formación de una teología tener una fecha de nacimiento y celebrar, por consiguiente, sus correspondientes aniversarios? La respuesta espontánea sería que no, que una teología nace y va tomando forma casi imperceptiblemente, a través de pequeñas aportaciones que se adentran en campos nuevos. Pero poner una fecha de nacimiento, por mucho que tenga de arbitrario, ayuda a tomar conciencia de que esa teología existe. 
La fecha en la que ordinariamente se converge, al menos en el ámbito católico, es 1956, año de la publicación en París del libro Des prétres noirs s'interrogent (Los sacerdotes negros se preguntan). Lo que estos sacerdotes (casi todos ellos ampliaban estudios de teología en Roma) se preguntaban, era acerca de la posibilidad de expresar la fe cristiana en categorías filosóficas y culturales negro-africanas y no en el lenguaje de la teología occidental recibida de los missionemos.(http://www.camilaadrogue.com.ar/mozambique/doc_teologia.htm )


Fifty years ago, a book was published marking the beginning of fruitful theological reflection on the African continent.
Can a phenomenon as complex as the formation of theology have a date of birth and therefore celebrate birthdays? The spontaneous answer would be No! A theology is born and takes shape almost imperceptible, through small contributions that penetrate new fields. But putting a date of birth, even being arbitrary, helps to realize that theology exists or (to have a sense of its existence).
The date they normally converge, at least in Catholic circles, is 1956, the year of publication of the book in noirs s'interrogent Paris Des Prêtres (And black priests wonder). What these priests (almost all of them deepening their theological studies in Rome) asked, was the possibility of expressing the Christian faith in African philosophical categories and African cultural language and not in the language of Western theology received from

( Emiliano Jamba )


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